Mensurar e analisar os resultados de uma campanha de marketing digital é sempre um desafio, não é? Vamos conferir às seguintes perguntas:

Quando você ou sua agência de marketing digital contratam um banner em um site/blog, você sabe quantos cliques, leads e clientes você teve com esse investimento?

E quando você divulga seu link com um influencer digital ou colunista social nas mídias sociais deles, como você mensura esse resultado?

Ou mesmo em campanhas nas suas Mídias Sociais, Google Ads e envio de Newsletter, como são os relatórios para definir um ROI (Retorno sobre Investimento) preciso?

Se alguma dessas resposta for não sei, você precisa entender que responder estas perguntas é fundamental para o sucesso em suas vendas.

Se você faz suas próprias campanhas ou contratou uma agência especializada em marketing digital, saiba que é bem fácil mensurar e analisar quando se utiliza as ferramentas corretas, vamos conhecê-las:

Ferramentas para Mensurar e Analisar

Estas são ferramentas fundamentais para que você possa fazer análises de canais e acompanhar de onde veio o visitante, são códigos em javascripts que devem estar em todas as páginas do site.

Mas isso é apenas o início, pois ter muitos visitantes não significa oportunidades e clientes.

Ferramentas de Conversão

Mensurar e analisar a ação do visitante após o clique em um anúncio só é possível com a configuração correta destas tags, que também são scripts, mas devem estar em páginas específicas de conversão.

Landing pages de conversão de leads devem ter páginas de agradecimento que são abertas automaticamente após o cadastro no formulário, e para cada landing page, deve ter uma página de agradecimento uma tag de conversão.

Para sites como e-commerce, a configuração é um pouco mais complexa, pois pode-se analisar quem inseriu o produto no carrinho, quem fez o cadastro ou quem chegou até a página para finalizar o pedido e efetuou a compra ou não.

Estas ferramentas são necessárias para gerar qualquer tipo de relatório básico e intermediário, mas existem outras para fazer relatórios mais avançados e fundamentais para provar o ROI de uma campanha, vamos ver:

Ferramentas Avançadas

A configuração correta destas ferramentas no site e mídias sociais são fundamentais para que as análises sejam precisas, mas saber interpretar estes dados é a parte mais complicada que requer experiência em marketing digital e no mercado analisado.

Vou fazer um resumo de cada ferramenta que apresentei a seguir.

Google Analytics e Campaign URL Builder (UTM)

Google Analytics

Se a sua necessidade é apenas conferir a quantidade das visitas do seu site e de onde partiu, apenas o Google Analytics e Campaign URL Builder (UTM) já são suficientes, sendo totalmente gratuitas.

Você deve acessar https://analytics.google.com/ com uma conta google e criar uma nova conta para o seu site, após preencher todos os dados, você receberá um código único que deve ser inserido na primeira sessão de <HEAD> do seu site em todas as páginas que você queira acompanhar.

Campaign URL Builder (UTM) é uma ferramenta que permite adicionar facilmente parâmetros nas URLs para acompanhar campanhas personalizadas no Google Analytics.

Search Console Google

Antigo Webmaster Tools, o Search Console https://search.google.com/search-console, é outra ferramenta gratuita que ajuda a monitorar a presença do seu site nos resultados de pesquisas do Google, não é obrigatório para que seu site seja indexado, mas te ajuda a entender como o Google vê seu site e a otimizar o desempenho.

Ter configurado o google analytics te ajuda com a instalação do search console, que precisa confirmar a propriedade do seu site, sem o Analytics você deverá inserir uma tag ou subir um arquivo no diretório raiz do seu site, de qualquer forma, não aconselho o uso do Search Console sem o Analytics.

Pixel do Facebook

É uma ferramenta de análise que permite medir a eficácia do seu anúncio no Facebook, ao entender as ações que as pessoas realizam no seu site.

Configure o pixel do Facebook ao colocar o código do pixel no cabeçalho de seu site. Quando alguém visita seu site e executa uma ação (como concluir uma compra), o pixel do Facebook é ativado e relata essa ação.

Desta forma, você saberá quando um cliente executar uma ação e poderá alcançar esse cliente novamente com anúncios futuros no Facebook.

Você ainda poderá criar um público segmentado para publicidade ou criar remarketing para usuários que acessaram determinada página do seu site.

Para usar o Pixel você deve ter uma fanpage e uma conta de anúncios, acesse https://www.facebook.com/business/help/651294705016616 para saber mais.

Insight Tag do Linkedin

Tem a mesma função para os anúncios do Linkedin que o pixel do facebook. Você precisa ter uma company page e uma conta no gerenciador de anúncio.

Clique aqui para saber mais.

Código de Monitoramento do RD Station

RD Station é uma plataforma de marketing digital e vendas profissional que possui várias funções de relatórios e acompanhamento do seu site.

É a primeira ferramenta paga até aqui, mas fundamental para ter resultados efetivos nas suas estratégias de marketing digital e vendas, pois ele controla todo o processo de inbound marketing (Atrair – Converter – Relacionar – Vender – Analisar).

O Código de Monitoramento é uma das configurações mais importantes do RD Station. Ele possui quatro funções principais:

Tags de Conversão

Tanto o Google Ads, o Facebook e o Linkedin usam estas tags em páginas específicas para

Clique aqui para saber como configurar o acompanhamento de conversão do Google Ads.

Clique aqui para saber como configurar as conversões personalidades do pixel do Facebook.

Clique aqui para saber mais sobre o acompanhamento de conversão do Linkedin.

Google Tag Manager ou GTM

Essa é outra ferramenta gratuita do google que gerencia todas as tags no seu site. Em vez de configurar cada tag separada, com o GTM você usa apenas uma tag no seu site e insere todas as outras tags no workplace em forma de containers.

Após a inserção das tags, você pode ativar e desativar apenas no workplace do GTM sem mexer no código do seu site e adicionar acionadores avançados sem precisar fazer configurações em outras ferramentas.

Requer conhecimento avançado, acesse https://tagmanager.google.com/.

Lead Tracking e Lead Scoring do RD Station

O Lead Tracking é uma função do RD Station que monitora tudo que o seu lead acessar no seu site e armazena no seu histórico desde a primeira visita, podendo acionar segmentações específicas, automações e o Lead Scoring.

O Lead Scoring é uma pontuação que o seu lead recebe para cada ação que ele fizer como abrir ou clicar em um link da sua newsletter, acessar uma determinada página, ter um cargo específico e tudo mais que você configurar.

Isso ajuda a qualificar e informar para o seu vendedor possíveis oportunidades por conta da ação do seu lead.

Ferramentas de análise de SEO

Existem várias opções no mercado, as mais usadas são o SEMrush e o MOZ. As duas versões são pagas e o MOZ possui versão para teste de 30 dias gratuitos.

Estas ferramentas fazem uma análise profunda no seu site e nas palavras chaves do seu mercado, gerando insights e relatórios completos com sugestões para otimizar e melhorar a indexação nos mecanismos de pesquisas, além de analisar seu concorrente.

Gravação e Mapa de Calor de sites

Existem várias opções no mercado também, duas ferramentas bastante conhecidas são a Smartlook e a Hotjar. As duas ferramentas são pagas mas tem planos gratuitos com limites de gravações e acesso.

São muito úteis para descobrir como o seu visitante navega pelo seu site, mostrando dificuldades e oportunidades de otimização.

Relatórios de insights

Todas as ferramentas possuem milhares de dados que são armazenados nas suas contas e são bem difíceis de analisá-las.

Aplicativos como o Reportei e Dashoo, analisam estes dados e criam relatórios com gráficos de uma maneira bem simples.

Relatórios de Análise de Canais e Palavras Chaves

Outra função muito importante do RD Station é criar relatórios para analisar as campanhas e fazer otimizações para ter melhores resultados.

O relatório de análise de canais, que foi implantada a poucos meses na versão PRO, te ajuda a entender de onde veio o tráfego e a conversão dos leads por canais.

As palavras chaves é um função integrada com o SEMrush para saber em qual posição do google determinada palavra chave e uma página do seu site está e que tipo de otimização você pode fazer para melhorar o seu rankeamento.

Mensurar e Analisar

Existem ferramentas básicas e fáceis de usar até bem avançadas que te oferece um controle total sobre todas as análises.

Mensurar e analisar os resultados te ajudará a investir melhor e com mais resultado.

Se você gerencia uma empresa que está começando no marketing digital o Google Analytics já te dará vários insights, mas se você realmente quer ter resultados efetivos com marketing digital, teste e use o máximo de ferramentas que puder.

Usar o RD Station vai te ajudar bastante e é recomendado para empresas que fazem campanhas patrocinadas em mídias sociais ou no google.

Se você for uma agência, estas ferramentas são essenciais para o sucesso do seu cliente e por consequência o sucesso da sua agência.

Não dá mais para apresentar relatórios que não se possa provar o ROI definitivamente. Métricas de vaidade como curtidas ou acessos ao site não são mais eficazes.

Integrar a equipe de marketing com a de vendas é outra ação primordial para avançar um lead no funil de vendas com marcação de oportunidade e vendas.

Só assim, o seu trabalho será reconhecido e valorizado. Espero ter ajudado e se tiver algum dúvida mais avançada de cada ferramenta, é só comentar que eu respondo.

Mensurar e Analisar não é o seu desafio?

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